Seres humanos

Somos, assim, portanto, falíveis. Nascemos e vivemos, tal qual resultado de nossas escolhas. E um dia chegamos ao fim.

Não sabemos quando, como, por que. Há, contudo, a possibilidade de planejarmos como levar a vida e ter uma morte digna. 

A proposta aqui é a de refletirmos, entendermos e, assim, poder tomar decisões. Em qualquer idade, a qualquer momento. 

Este espaço do 'Diretivas Antecipadas de Vontade - Testamento Vital Faz Muito Bem', que é também um programa de educação continuada, iniciou comigo (sou a Lina Menezes) e vem agregando pessoas incríveis, profissionais de diversas áreas (saúde, direito, educação etc) e está sempre aberto a todos interessados em qualidade de vida, em viver mais e melhor, em discutir finitude, cuidados paliativos, assistir e cuidar de si, dos que ama e da sociedade cada dia mais longeva. 

O Programa de Educação Continuada 'Diretivas Antecipadas de Vontade - Testamento Vital Faz Muito Bem' faz parte das ações da Faz Muito Bem Longevidade, Saude e Cidadania.

Realizamos palestras, consultoria, eventos e desenvolvimento de conteúdo sobre diretivas antecipadas de vontade - testamento vital, saúde, longevidade e cidadania. 

Lina Menezes

Fundadora Faz Muito Bem & diretora do Programa 'Diretivas Antecipadas de Vontade - Testamento Vital

Faz Muito Bem'

 

Jornalista, educadora, escritora e palestrante.

Atua há quase 30 anos na área de comunicação e educação em saúde, longevidade e cidadania. 

Já trabalhou em emissoras de televisão (Globo, Cultura, SBT e Bandeirantes), fundou e dirigiu o Saúde Brasil por 20 anos, escreveu para impressos como Veja SP e Jornal da Tarde/ O Estado de S. Paulo, roteirizou e dirigiu mais de 200 documentários educativos no segmento de saúde, além de coordenar cursos de capacitação e desenvolver ações voltadas para pessoas idosas e envelhecimento ativo e saudável.

Faz parte, como voluntária, na direção de divulgacão da Associação Brasileira de Alzheimer Regional São Paulo.

Fundou e dirige a empresa Faz Muito Bem, consolidada como parceira de instituições privadas e governamentais no segmento saúde e longevidade, que mantém o canal Tv Faz Muito Bem e lidera um movimento sobre Diretivas Antecipadas de Vontade - Testamento Vital e Cuidados Paliativos buscando multiplicar informações e conhecimento sobre morte digna para os diversos públicos que cercam a questão: leigos, profissionais, hospitais, empresas, governos e legisladores. 

Clóvis Francisco Constantino

Pediatra e especialista em Ética e Bioética

 

Formado em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo, presidiu a Sociedade de Pediatria do Estado de São Paulo por dois mandatos (SPSP, 1998-2000 e 2010-2013).

Atuou também na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) como diretor de qualificação e certificação profissionais (2001-2003), membro do Conselho Fiscal (2010-2014) e membro do Conselho Superior (SBP, 1998-2000 e 2010-2013). Foi presidente de seu Departamento Científico de Bioética (2004-2009) e também seu secretário (2010-2014).

É diretor da Associação Paulista de Medicina desde 1995 até os dias atuais, onde também ocupou a vice-presidência.  

É membro da diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM, 2004-2009), atuando nessa instituição como vice-presidente (2004-2007); membro da Comissão Mista de Especialidades (2004-2009) e editor da Revista Bioética (2007-2009).

Atualmente trabalha na especialidade de pediatria e em ética médica e bioética. É doutorando em bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – FMUP – Portugal/Conselho Federal de Medicina – pelo Programa Luso-Brasileiro de Doutoramento em Bioética. 

Rui Nunes

Coordenador de Bioética na FMUP/CFM em Porto/Portugal e especialista em Ética e Bioética, consultor em Testamento Vital ​

 

Coordenador Geral do PROGRAMA DOUTORAL EM BIOÉTICA FMUP/CFM. Licenciou-se em medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em 1985. Em 1996 obteve o Grau de Doutor em Medicina na área da Bioética, em 2002 obteve o Título de Agregado em Sociologia Médica e em 2009 o Título de Agregado em Bioética nesta faculdade. É Consultor da Carreira Médica Hospitalar desde 1999. É Professor Catedrático de Sociologia Médica e Diretor do Departamento de Ciências Sociais e Saúde da FMUP. É coordenador do Curso de Doutorado em Bioética (FMUP/CFM), do Curso de Mestrado em Cuidados Paliativos, do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Administração Hospitalar e do Curso de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação Social. Foi Vice-Presidente do Departamento de Clínica Geral da FMUP entre 2004 e 2005.

Fundou a Associação Portuguesa de Bioética. E foi o primeiro presidente da Entidade Reguladora da Saude, membro do Conselho Médico-Legal do Ministério da Justiçaç e formador do Centro de Estudos Judiciários. Foi um dos fundadores do Centro de Inovação Social de Porto e coordena o programa 'Porto Cidade de Ciência'.

Desde março de 2015, é presidente do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora da Saúde.

Em junho de 2016, foi nomeado Head of the Research Department of the International Network of the UNESCO Chair in Bioethics (Haifa) e em novembro de 2017 foi eleito membro titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal.

Ernesto Lippmann

Advogado e especialista na área médica

 

Pós-graduado pela USP (Universidade de São Paulo) é militante na área médica. Foi consultor jurídico do Conselho Regional de Medicina de São Paulo e professor da Faculdade de Direito da PUC.

Autor de vários livros jurídicos, inclusive, uma obra específica sobre Testamento Vital - O Direito à Dignidade. Atua no escritório Delboni Advogados Associados.

info@mysite.com